terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Livro: Os Exilados da Capela


Para começar meu blog, escolhi um Livro que acabei de reler.

Livros são assim, a cada vez que você relê, mais aumenta sua percepção, principalmente de detalhes que passaram despercebido.

Vamos a ele então:


OS EXILADOS DA CAPELA
Edgard Armond
Ed. Aliança - 3ᵃ Edição - 1999

Neste livro Edgard Armond (um dos grandes militantes espíritas no Brasil, desencarnou em 1982 e autor de inúmeras obras doutrinárias) nos faz viajar no tempo fazendo uma síntese da evolução espiritual da humanidade do planeta Terra, segundo tradições proféticas e religiosas, apoiadas em considerações de natureza histórica e científica.


Ele mesmo afirma categoricamente em seu prefácio sob o título de "Advertência" que se trata de um "ensaio de reconstituição histórico-espiritual do mundo", baseando-se em fontes como a Gênese de Moisés (Bíblia), a Gênese de Allan Kardec, A Caminho da Luz de Emmanuel (psicografado por Chico Xavier) e inspirações recebidas telepaticamente de entidades do astral.

Nesta obra ele percorre a evolução humana desde a Primeira Raça - os símios, muito parecidos com os homens, porém sem a inteligência - a explicação sobre Adão e Eva, Caim e Abel, passando pela Terceira Raça incluindo a Atlântida, a chegada dos Capelinos (habitantes de Capela, planeta em fase de evolução à época, e que expurgou aqueles que não vibravam mais na faixa exigida pela própria evolução que é a de altos padrões de vida moral), nos mostra a origem dos deuses, e vai até a Quinta Raça na qual pertence toda a humanidade. Fecha o estudo com o novo ciclo que se chamará Reino do Evangelho e será iniciado pelos homens da Sexta Raça e terminado pelos da Sétima Raça, transformando este planeta de expiação (como é hoje) para um planeta de regeneração, ou seja, novamente passaremos pelo funil da moral e o joio será separado do trigo, criando novo expurgo, desta vez na Terra - será o Apocalipse.

Obviamente este livro não é entendido por algumas pessoas de outra compreensão religiosa mas é uma fonte de conhecimentos intensa que realmente nos faz pensar o que foi e o que será da humanidade em breve, já que surgirá uma Sexta Raça e que a própria Terra passará para outra dimensão.

Separei dois trechos dentre vários outros que marquei como importantes neste livro, que coloco aqui para sua avaliação:

Cristo, essa luz que não pudemos ainda conquistar, representa para nossos espíritos retardados, um ideal humano a atingir, um arquétipo de sublimada expressão espiritual e seu Evangelho, de beleza ímpar e de sabedoria incomparável, uma meta a alcançar algum dia.

a ê b

Como narra Emmanuel:
- "Tendo ouvido a palavra do Divino Mestre antes de se estabelecerem no mundo, as raças adâmicas, nos seus grupos isolados, guardaram as reminiscências das promessas do Cristo, que, por sua vez, as fortaleceu no seio das massas, enviando-lhes, periodicamente, seus missionários e mensageiros".
Sim: Rama, Fo-hi, Zoroastro, Hermes, Orfeu, Pitágoras, Sócrates, Confúcio e Platão (para só nos referirmos aos mais conhecidos na história do mundo ocidental) ou o próprio Cristo planetário em suas diferentes representações como Numu, Juno, Anfion, Antúlio, Drisna, Moisés, Buda e finalmente Jesus, esses emissários ou avatares crísticos, em vários pontos da Terra e em épocas diferentes, realmente vieram, numa sequência harmoniosa e uniforme, trazer aos homens sofredores os ensinamentos necessários ao aprimoramento dos seus espíritos, ao alargamento da compreensão e ao apressamento dos seus resgates, todos falando a mesma linguagem de redenção, segundo a época em que viveram e a mentalidade dos povos em cujo seio habitaram.

Em seu apêndice, Edgard coloca um quadro evolutivo dos períodos pelos quais a humanidade passou até os presentes dias.

Uma obra de muito valor para os Espíritas ou àqueles que possuem a mente aberta, em que somos chamados,  pelo nosso próprio esforço, a conseguirmos nossa necessária transformação moral...

Portanto, este Livro é


é é é é é

Se você já leu, sua opinião conosco, e se estava querendo uma sugestão de leitura, aí está uma indicação.

Aguardo seus comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.